CONCÍLIO DA 3ª REGIÃO ECLESIÁSTICA
TEMA: A ORIGEM DO METODISMO
INTRODUÇÃO:
1º) O primeiro Sinal ocorreu em 24 de maio de 1738, quando John Wesley, pastor da Igreja Luterana, foi impactado pela ministração da Palavra de Deus e sentiu-se tomado por uma forte revelação do Espírito Santo na direção das almas perdidas.
Obs. É bom frisar que estava surgindo na Inglaterra a chamada Revolução Industrial, e com ela uma nova classe social, a do operariado, que trabalhava principalmente nas minas de carvão que movia as indústrias. Essa classe não tinha espaço nas igrejas elitistas da época, principalmente a Luterana, a Presbiteriana e a Batista.
Essa massa trabalhadora passou a ser alvo do ministério de John Wesley, que se empenhou para evangelizá-los.
2º) O evangelismo inicial de Wesley teve quatro pontos básicos: a formação de células, o discipulado, a assistência social e a fundação de escola; em 1748 Wesley iniciou as escolas visavam especialmente os filhos dos operários que não tinham recursos para estudar, pois por volta do ano de 1700 estudar em qualquer grau era privilégio de uma elite dominante.
VISÃO DOUTRINÁRIA
3º) A doutrina do Metodismo desde a sua origem é exatamente a mesma defendida por Martinho Lutero na Reforma do século XVI, com base: na autoridade das Escrituras, na Justificação pela Fé, e no Sacerdócio Universal dos crentes; acrescida da experiência com o Espírito Santo a partir daquele período.
Obs. Wesley defendia o sentimento de íntima interação entre a doutrina e a experiência, ao invés da teologia especulativa.
4º) Entre as teses doutrinárias do Metodismo de Wesley constam:
a) A redenção universal – O sacrifício de Cristo com efeito para todos os homens .
b) A Justificação pela fé – Pela fé em Cristo o pecador tem os seus pecados justificados, e é conduzido à salvação eterna.
c) O arrependimento é o meio, e a fé a condição para a salvação.
d) A regeneração ou o novo nascimento é obra do Espírito Santo, pela qual ganhamos um novo coração.
e) A possibilidade de apostasia, quando através da qual a pessoa, já regenerada perde a sua condição de salvo.
f) Os sacramentos: o Metodismo só reconhece dois, a Ceia do Senhor e o Batismo.
g) As Escrituras Sagradas – A Bíblia é a única regra de fé e prática.
5º) Numa visão característica da doutrina Metodista, dois pontos se destacam:
1- O testemunho indispensável do Espírito Santo, ao comunicar com o nosso espírito a nossa filiação com Deus.
2- A santificação como obra da graça de Deus que nos torna a sua imagem e semelhança, separados para o seu serviço e capazes de morrer para o pecado e viver para a justiça de Deus.
6º) Uma semana antes da experiência de John Wesley em 24/05/1738, o seu irmão Carlos Wesley foi batizado no Espírito Santo e Deus o fez um excelente compositor, com cerca de 6.500 hinos compostos por ele, sempre enfatizando a visão doutrinária do Metodismo. Foi muito útil ao ministério do irmão.
POSTURA ORTODOXA:
7º) George White Field foi um dos seus grandes cooperadores na evangelização de massa, era um exímio orador, porém, por volta 1741 White Field ao conviver com lideranças calvinistas assimilou a doutrina da “predestinação”, e começou contestar a doutrina da “redenção universal” pregada por John Wesley. Isso causou uma forte divergência até que White Field cessasse a sua contestação à doutrina da eleição.
Obs. Palavras de White Field anos depois: “Fui muito precipitado em pensar que a glória de Deus pudesse ser promovida, pela exposição desnecessária de um amigo”.
CHEGADA DO METODISMO AO BRASIL
8º) O Metodismo chegou ao Brasil, através da Igreja Metodista Episcopal dos EUA, como sondagem missionária, em 1835, em 1836 e 1837 começou a ser implantado e por falta de recursos, foi encerrada a missão em 1841.
9º) Durante a Guerra Civil Americana muitos cidadãos Metodistas migraram para as colônias da América do Sul e Central; foi quando na Conferência Anual da Igreja Episcopal Americana, decidiu-se instalar definitivamente, porém ser recursos, uma base missionária no Brasil. Um pastor chamado J. E. Newman (Junius Estaham Newman), com seus próprios recursos chegou a Niterói em ago/sto de 1867
10º) Em 02 de setembro de 1930, a Igreja Metodista se tornou independente dos Estados Unidos, em reunião na Igreja Metodista Central de São Paulo e depois de nove sessões; tendo seu primeiro bispo americano, Willian Tarboux; em 1934 foi eleito o primeiro bispo brasileiro, CÉZAR DACORSO FILHO.
Obs. Quis Deus que neste ano nascesse também a nossa vitoriosa IRMANDADE METODISTA ORTODOXA. Aleluia!
PONTOS COMUNS DO METODISMO ORIGINAL COM A IMO:
Entre os pontos comuns da nossa história, destacamos:
a) A base doutrinária
b) O zelo pela ortodoxia da Palavra de Deus.
c) A forma não passiva, porém pacífica, de combater as distorções doutrinárias.
d) A atenção especial pelos mais carentes
e) A ausência de proveito individual extraído da obra de Deus.
EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS:
1) John Wesley evitava acender a lareira durante o frio, para economizar e poder pagar professores que ensinavam aos filhos dos operários.
2) O Reverendo J. E. Newman bancou com seus próprios recursos a instalação do Metodismo no Brasil.
3) O Bispo José Henriques da Matta, preferiu deixar de receber salário em dólar, para passando fome com a família, impedir que a doutrina bíblica fosse deturpada no Seminário Metodista de origem americana. Por isso nasce em 1934 a IRMANDADE METODISTA ORTODOXA, exatamente no ano em que foi eleito o primeiro bispo metodista brasileiro.
CONCLUSÃO:
Temos uma origem bendita e conseqüentemente uma história a completar, ela está em nossa mão, somos os responsáveis diretos pelo Metodismo na atualidade e com o dever da ortodoxia. Com toda humildade devemos ser para esse tempo os sustentáculos da genuína mensagem da Palavra de Deus. Que Ele nos ajude, Amém.
Bispo José Francisco da Silva